Escola Aberta
Entre os dias 06 e 10 de agosto de 2012, o Projeto Escola Aberta ocupou o Centro Carioca de Design na Praça Tiradentes. O evento proporcionou um espaço de livre discussão sobre as diversas formas de pensar, fazer e ensinar design através do estabelecimento de uma escola temporária e gratuita no coração do Rio de Janeiro. Professores e alunos de design gráfico da Gerrit Rietveld Academie, uma das mais renomadas escolas do mundo, iniciaram um programa de atividades que envolveu palestras, workshops, performances e discussões sobre a teoria e a prática no ensino do design, estabelecendo um intenso intercâmbio de ideias entre Brasil e Holanda.
Apesar de contar com nomes como Linda van Deursen (chefe do departamento de design gráfico da Rietveld), Luna Maurer, Radim Peško, Uta Eisenreich e Lisette Smits, (dentre outros), a Escola Aberta foi marcada por uma estrutura curricular não-hierárquica, não-formal e não-dogmática, o que promoveu uma intensa troca de opiniões e ideias. Nesse contexto, os participantes de mentalidade crítica e aberta foram desafiados a atuar como professores, alunos, mestres, aprendizes, designers e artistas.

Os 5 dias de atividades da Escola Aberta resultaram na promoção do desenvolvimento intelectual e profissional dos participantes, em sua maioria brasileiros do Rio assim como de outros estados, democratizando as possibilidades de aprendizagem.



home  |  next